Predial
O abastecimento de água, bem como a coleta de água servida em edificações é, hoje em dia, uma realidade tão difundida na sociedade que os usuários não se dão conta da importância que as instalações hidráulicas prediais têm para o seu conforto. As pessoas conscientizam-se da importância das instalações hidráulicas prediais somente quando há um funcionamento inadequado das mesmas ou quando algum problema patológico ocorre.
A qualidade das instalações hidráulicas prediais, no seu conceito mais amplo, é fundamental para a qualidade da edificação como um todo. O usuário final deseja que a instalação hidráulica predial possa suprir as suas necessidades com baixo custo, durabilidade, manutenção fácil e barata, facilidade de aquisição de peças de reposição e assistência técnica. Por outro lado, o construtor ou o empreendedor de uma edificação deve procurar componentes e sistemas com qualidade, baixo custo, facilidade de execução e também de manutenção.

Os componentes de PVC podem ser utilizados nas instalações hidráulicas prediais sem restrições. Entretanto, por estarem constantemente sob ação de esforços dinâmicos e cíclicos, são importantes o conhecimento das suas características e a adoção de cuidados para garantir a qualidade e durabilidade dos sistemas.
Os componentes principais das instalações hidráulicas são os tubos e conexões que conduzem a água para o interior/exterior da edificação. A instalação predial de água fria trabalha sob pressão máxima controlada, enquanto que as instalações de esgoto sanitário e águas pluviais trabalham como condutos livres ou seja à pressão atmosférica. Entretanto, isto não significa que em algumas regiões as tubulações destes dois sistemas possam estar sujeitas a pressões ou subpressões maiores ou menores do que a pressão atmosférica.

a) resistência química e à água
O PVC caracteriza-se por uma notável resistência química a uma série de agentes químicos (dentre eles, aqueles comumente encontrados nos esgotos domésticos, como por exemplo gorduras, detergentes, etc.), o que o aponta como um dos melhores materiais para aplicação em transporte de efluentes.
Essa grande resistência do PVC a agentes químicos confere grande durabilidade aos componentes de PVC utilizados nas instalações hidráulicas prediais. Vale lembrar que, ao contrário das tubulações metálicas, os tubos e conexões de PVC não sofrem os efeitos da corrosão.

b) estanqueidade
Os tubos e conexões de PVC utilizados em instalações hidráulicas prediais devem ser unidos, preferencialmente, através de juntas soldadas ou elásticas (neste caso a estanqueidade é obtida através da compressão do anel de borracha).
Atualmente, também estão disponíveis no mercado tubos e conexões roscáveis para condução de água fria. A presença destes componentes se explica pela grande utilização de tubulações metálicas, quando do lançamento no mercado dos tubos e conexões de PVC. Como as tubulações metálicas são unidas através de juntas roscadas, os instaladores estavam acostumados com este tipo de junta. Entretanto, as juntas roscadas não são as mais adequadas para tubulações de PVC, uma vez que o aperto excessivo das peças pode ocasionar a quebra dos filetes da rosca, ou até mesmo dos próprios tubos e conexões, o que pode implicar na ocorrência de vazamentos.
É importante destacar que os sistemas de união das tubulações de PVC e a uniformidade das dimensões dos tubos e conexões (decorrente dos processos e controles próprios de uma produção industrial) possibilitam que as instalações hidráulicas prediais de PVC tenham um excelente desempenho em relação à estanqueidade das juntas.

c) execução das instalações
Devido ao tipo de união (por colagem ou junta elástica) e à leveza dos tubos de PVC, a execução das instalações prediais é facilitada, tendo-se uma produtividade maior na sua execução, quando comparada a componentes e sistemas similares.